Outros conteúdos -
Este foi um trabalho desenvolvido pelas alunas Grazielle Santiago
de Souza e Tainan da Silva Santos Fernandes para a disciplina Ensino I de Matemática da UFRRJ. O objetivo do trabalho era escolher um material ou recurso didático e desenvolver uma atividade para um determinado ano. Feito a atividade deveria ser respondida questões que formulam o plano de de aula abaixo:
PLANO DE AULA: ENSINANDO FRAÇÕES COM O TANGRAM
ENSINANDO
FRAÇÕES COM O TANGRAM
1-
O
quê?
Frações e equivalências de frações
2-
Como?
Recurso:
Tangrans confeccionados com EVA
Método:
Os alunos serão divididos em grupo,
4 ou 5 alunos.
Primeiramente, os alunos poderão
interagir com o tangram convencional, montando figuras. Em seguida, além do
tangram convencional receberão um novo tangram (que foi dividido em 16 triângulos
pequenos).
Os alunos deverão montá-lo, de
acordo com o anterior, formando assim um quadrado. Serão feitas algumas
perguntas, relacionando as peças do tangram convencional com o novo e as
frações que estas representam.
Exemplos:
O quadrado é formado por quantos
triângulos?
Que fração ele representa em
relação ao todo?
E assim sucessivamente com as
demais peças, e, quando possível (simplificando-as mostrando a equivalência
destas funções).
3-
Por
quê?
Como a turma apresentou dificuldade
no conteúdo de frações, achamos viável ensina-lo de maneira mais lúdica, para
que eles pudessem interagir e aprender de maneira mais divertida, saindo do
método tradicional que lhes foi apresentado, tentando assim, formar a
aprendizagem mais significativa.
4-
Para
quê?
·
Tornar o ensino de fração mais
significativo;
·
Mostrar que a matemática pode ser
divertida;
·
Fixar o conteúdo (fração e
equivalência);
·
Mostrar que a fração pode estar presente
no dia-a-dia;
·
Mostrar que o ensino de fração pode
auxiliar na resolução de problemas do cotidiano.
5-
Para
quem?
Alunos do 6° ano do ensino
fundamental.
Tangram
Link do vídeo para complementação da aula: https://img2.blogblog.com/img/video_object.png
Este Tangram também poderá ser utilizado no Ensino de soma e adição, como no link a seguir: https://img2.blogblog.com/img/video_object.png
Nenhum comentário:
Postar um comentário