segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Plano de aula: "Utilização do Tangram no ensino de Perímetro e Área"



O presente Plano de Aula foi apresentado na disciplina Informática na Educação, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no 2º período do ano de 2015, sendo este parte da avaliação.


 
Informática na Educação 2015.2 : Projeto em Informática Educativa

Título: Utilização do Tangram para o ensino de Perímetro e Área
Nome do Aluno: Natália Castelano de Souza
                             Tainan da Silva Santos Fernandes
1. Disciplina e anos envolvidos:
Matemática – 7º ano do Ensino Fundamental

2. Tema central:
O uso do Tangram no ensino de Perímetro e Área

3. Temas de apoio:
A História do Tangram; Reconhecimento de figuras geométricas; Semelhança de triângulos.

4. Justificativa:

Segundo Lorenzato (1995), a Geometria é de fundamental importância na formação dos indivíduos, pois esta possibilita uma comunicação mais abrangente de ideias e uma melhor interpretação do mundo à nossa volta, desenvolvendo uma visão mais ampla da Matemática. Porém, analisando os currículos e programas escolares observa-se que, nas primeiras séries escolares, os conteúdos trabalhados em Matemática são predominantemente relativos à Aritmética enquanto os conteúdos das séries finais do Ensino Fundamental são preferencialmente de Álgebra, estendendo-se também pelas séries do Ensino Médio. A Geometria é abordada, em geral, como um tópico separado dos demais conteúdos e de forma tradicional.
A falta de preparo dos professores e a liberdade que a lei de diretrizes de bases da educação de 1971 dava às escolas quanto à decisão sobre os programas das diferentes disciplinas fez com que muitos professores de Matemática, sentindo-se inseguros para trabalhar com a Geometria, deixassem de incluí-la em sua programação. Os que continuaram a ensiná-la o faziam de modo precário. Os próprios livros didáticos passaram a parte de Geometria para o final do livro. (SOUZA, Flávia Soares, 2001, p. 11).
Em Lorenzato, Pires, Borin, Gaertner, Grando, D´Ambrosio e Kishimoto, entre outros, podemos encontrar recentemente defesa e apoio ao uso de materiais didáticos manipuláveis por facilitar a compreensão, uma vez que nessas ocasiões o aluno pode manipular objetos, indo ao encontro à descoberta de propriedades e levantar hipóteses do conteúdo trabalhado.
Lorenzato (2006, p. 18) utiliza o termo Material Didático quando se refere aos materiais concretos, considerando “qualquer instrumento útil ao processo de ensino-aprendizagem”; para Bezerra (1962, p. 8) é todo e qualquer acessório usado pelo professor para realizar a aprendizagem.
De acordo com a fundamentação acima, nos propomos a ensinar  geometria de maneira mais lúdicas, utilizando o Tangram para que esta se torne mais significativa para os alunos, tornando-a mais presente no ensino de matemática e tendo consciência de sua importância no processo de ensino-aprendizagem de matemática.

5. Objetivos gerais e específicos:
  • Desenvolver conceitos sobre Perímetro e Área de Figuras Planas através do uso do Tangram.
  •   Contextualizar a história do Tangram;
  • Identificar figuras da Geometria plana nas peças do Tangram, refletindo sobre suas características;
  •  Formar outras figuras planas utilizando as peças do Tangram;
  • Compreender que figuras de mesma área podem ter perímetros diferentes;
  • Estimular a criatividade e a criticidade;
  • Mostrar que o ensino de matemática pode ser divertido.

6. Enfoque pedagógico:
A presente aula tem como enfoque pedagógico o Construtivismo, pois propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, buscando soluções não padronizadas, estabelecendo as propriedades dos objetos e construindo as características do mundo através de sua ação.
Inspirado nas idéias do suíço Jean Piaget (1896- 1980), o método procura instigar a curiosidade, já que o aluno é levado a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com a realidade e com os colegas.
 A aprendizagem é mais que um produto do ambiente, predomina o interacionismo, a pesquisa em grupo, o estímulo a dúvida, desenvolvendo o raciocínio. Considera o erro como um passo importante para a aprendizagem, condenando o ensino rígido e avaliações padronizadas. No Construtivismo, o conhecimento é o produto da interação entre homem e mundo, entre sujeito e objeto.

7. Recursos tecnológicos:
  • Google
  • Recursos da Web (Slides, blog, vídeos, imagens)
  • Notebook com internet



8. Etapas e suas estratégias de realização:
1. A aula será iniciada com uma conversa informal, utilizando alguns objetos para os alunos visualizarem (um dado, uma bola de futebol , entre outros) e identificarem as respectivas figuras geométricas. Todos os objetos serão colocados à vista das crianças e serão feitas algumas perguntas, como por exemplo, se alguém sabe o nome que se dá ao formato dos objetos mostrados anteriormente.  O interessante a ressaltar é que o interesse dos alunos é muito maior quando não somente podem visualizar, mas sim tocar o que estão aprendendo.

2. Após o reconhecimento das figuras geométricas, iremos apresentar o Tangram e mostrar um vídeo contando a história sobre o mesmo (https://www.youtube.com/watch?v=R0kLmupaoOk) e em seguida a lenda deste jogo.

3. Depois de ter apresentado o Tangram, sua história e lenda, os alunos irão confeccioná-lo, como na imagem a seguir:



4. Nesta atividade, os alunos reconhecerão as peças do Tangram, relacionando-as com os objetos mostrados anteriormente. Em seguida, será trabalhada a semelhança entre triângulos de forma totalmente lúdica, utilizando as peças do Tangram como auxiliadores do tema. No primeiro momento introduzimos a semelhança entre triângulos mostrando algumas figuras de triângulos iguais e falamos que o nome desse triângulos são congruentes (mesmo tamanho, altura e forma), deixando-os manusearem os triângulos e vendo como são iguais, assim eles terão a noção cognitiva da igualidade entre triângulos. Depois de terminarmos a explicação demos a cada dupla de alunos seis triângulos para eles formarem pares de triângulos congruentes.

 5.Agora, os alunos poderão jogar com o Tangram e montar figuras sem sobrepor as    peças, para interagirem melhor com o jogo. Exemplos de figuras:



 

6. Após montarem as figuras (pelo menos duas, para que depois possam ser comparadas), pediremos para eles somarem todos os lados da figura, auxiliando para que os alunos construam o conceito de perímetro. Em seguida, será feito o mesmo procedimento para o cálculo de área.

7. Agora, os alunos irão comparar os resultados, esperando-se que eles percebam que figuras de mesma área podem ter perímetros diferentes.


9. Definição de papéis:
O aluno será o pesquisador e o construtor do seu conhecimento, sendo assim, assumirá o papel de ativo e o professor será somente o mediador de conhecimento.

10. Sites e bibliografia de apoio:
LORENZATO, S. Por que não ensinar Geometria? Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, n° 01, p.3-13, 1995.

SOUZA, Flávia Soares. Movimento da matemática moderna no Brasil: avanço ou retrocesso. Dissertação de Mestrado. PUCRJ, 2001.




11. Coleta de dados:


Livro: APOSTILA ANGLO - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL - EDIÇÃO 2012.

12. Seleção do material:
Datashow, Notebook com internet, régua, cartolina, lápis, borracha, apontador, tesoura, folha a4, lápis de cor.

13. Programação visual:
Datashow, Notebook, Câmera Fotográfica.

14. Meios para a execução:
Para a execução dessa aula será necessário a disponibilidade de uma sala de aula.

15. Avaliação:
A avaliação será feita em todas as etapas de ensino por meio de observação, que será feita através do desempenho do aluno, a participação em aula, interação dele com o colega de dupla, levando em conta as peculiaridades de cada um, sendo individual.

16. Cronograma:
Duração: Três tempos de aula; cada tempo com 50 minutos.
Os primeiros 20 minutos seriam de reconhecimento de figuras geométricas.
Próximos 20 minutos será para a apresentação do Tangram, sua história e contar uma lenda.
Depois, seriam 30 minutos para a confecção do Tangram.
20 minutos com as atividades de semelhança de triângulos.
20 minutos para jogos e montagens de figuras utilizando o Tangram.
O tempo restante será para as atividades relacionadas a perímetro e área.






Outros objetos de aprendizagem:

1. Jogo de Tangram virtual:



O objetivo do jogo é bem simples: formar as figuras pedidas usando todas as sete peças (conhecidas originalmente como tans). As peças são 2 triângulos grandes, 1 triângulo médio, 2 triângulos pequenos, 1 quadrado e 1 paralelogramo.


Disponível em:

 2. Software KIG:

Kig é uma aplicação de geometria dinâmica que pode servir tanto para estudar as características de figuras geométricas quanto para projetar e desenhá-las de maneira simples e descomplicada, como em uma lousa.


Download disponível em:

3. Software Poly:

Permite a investigação de sólidos tridimensionalmente com possibilidade de movimento, dimensionalmente planificação e de vista topológica. Possui uma grande coleção de sólidos, platônicos e arquimedianos, entre outros. 


Download disponível em:
 

 

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